United States United States - 05:09:30hs - Wednesday 23 de May del 2012
Usuario:
Contraseña:
     
 
barra-titulo
Antônio Gonçalves Dias
titulo-der
     
 

Antônio Gonçalves Dias nasceu no dia 10 de agosto de 1823 na cidade de Caxias, no Maranhão. Filho de um comerciante português e de uma cafuza (mestiça de negro e índio) maranhense.

O pai abandou a mãe, com quem vivia e não era oficialmente casado, por isso seus dois primeiros anos passou em companhia de sua mãe, enquanto o pai, envolvido nas lutas da independência a favor dos portugueses, foi obrigado a refugiar-se em Portugal.

Quando seu pai voltou, o menino passou a morar com o pai e sua nova mulher –ao que parece, a madrasta o acolheu com boa vontade, mas sem carinho. Iniciou, então, seus estudos no curso primário ministrado pelo Prof. José Joaquim de Abreu. A ausência de afeto tocou sua sensibilidade infantil, a tal ponto que mais tarde, já poeta, retornou vez por outra à infância, através de seus versos como "Minha Vida e Meus Amores".

O único ponto de apoio sentimental que tinha na época vinha do convívio com sua irmã Joana, filha da madrasta. A precocidade do menino de dez anos levou o pai a tê-lo como ajudante no comércio (caixeiro e auxiliar da escrituração). Contudo, a inteligência demonstrada pelo filho ia muito além da requerida pelo balcão.

  Antônio Gonçalves Dias
 
     
 

E assim, não só o gosto pela leitura, como também a facilidade com que estabelecia contatos humanos através de seus dotes intelectuais, levaram seu pai a se preocupar novamente com seus estudos. Em 1835, foi desligado do comércio e matriculado no curso Prof. Ricardo Leão Sabino, onde aprendeu latim, francês e filosofia. Dois anos depois, acompanhou o pai a São Luís com destino a Portugal, onde teve que assistir à morte do genitor, fato que terminou com a viagem e levou-o de volta a Caxias.

Em 1838, apadrinhado por seu último mestre e por pessoas de destaque na Província, e com a ajuda financeira da madrasta, foi para Coimbra, onde deveria formar-se em Direito. Mas, depois de um ano, sua madrasta é impedida de auxiliá-lo porque seus bens tinham sido confiscados. Porém, graças à ajuda de amigos, entre eles Alexandre Teófilo de Carvalho Leal, Gonçalves Dias tem sua estada garantida em Coimbra, bem como a matrícula na Universidade em 1840. Através do grupo romântico português toma contato com poetas franceses e ingleses. Datam deste período suas primeiras composições, que coincidem com suas primícias amorosas, já caracterizadas por sua inconstância. Depois de oito anos, formado em Direito, retorna a sua cidade no Maranhão em 1845, mas não se adapta à terra natal: sofre, durante um ano, incompreensões e calúnias por causa de seus modos galantes aprendidos na Europa. Estimulado por Teófilo de Carvalho Leal, seu fiel amigo, segue para o Rio em 1846, ainda em meio a precariedades financeiras. No ano seguinte, publica Primeiros Cantos, em cujo prólogo critica suas próprias composições: "Escrevi-as para mim, e não para os outros; contentar-me-ei, se agradarem; e se não... é sempre certo que tive prazer de as ter composto." A obra é elogiada por Herculano, fato que por si só já lhe vale a consagração na época. Inclusive, com ela se patenteia e se consolida o Romantismo Brasileiro.

Em 1848, publica Segundos Cantos e Sextilhas de Frei Antão. No ano seguinte, é nomeado Professor de Latim e História do Brasil no Colégio Pedro II, e em 1851 publica Últimos Cantos, encerrando, assim, a fase mais importante de sua carreira poética. Conhece a prima e cunhada de Teófilo, Ana Amélia, por quem se apaixonou e amou profundamente. Porém, a família tradicional e orgulhosa da namorada recusou o pedido de casamento porque não aceitava vê-la casada com um mestiço e, além disso, bastardo. O poeta, então, mesmo perdidamente apaixonado por Amélia, casou-se com outra, Olímpia Coriolana da Costa, moça de prestígio social na época, porém extremamente ciumenta. Segundo consta não foi muito feliz, o matrimônio tornou incompleto e irrealizado. Desiludido, decidiu tornar-se um boêmio. Em 1854, reencontra casualmente Ana Amélia em Lisboa (Portugal), já então casada com um comerciante português falido. Desse encontro resultou um dos seus mais belos poemas: "Ainda uma vez, adeus!". Depois disto, o poeta ainda continuou sua peregrinação amorosa, mas nem o que veio antes, nem o que viria depois, conseguiria atenuar-lhe o sofrimento e o amor por Ana Amélia.

 
     
 
Antônio Gonçalves Dias  
Em 1862, viajou à Europa em busca de tratamento: além de problemas cardíacos, sofria de malária, hepatite e gastrite. Mesmo com sua saúde abalada, ele resolveu, anos mais tarde, voltar ao Brasil. Na viagem, porém, morreu no naufrágio do navio Ville de Boulogne onde viajava, em 1864, próximo ao Maranhão. Suas Obras: Poesia: Primeiros Cantos; Segundos Cantos; Sextilhas de frei Antão; Últimos cantos; Os timbiras. Teatro: Beatriz Cenci; Leonor de Mendonça. Outros: Brasil e Oceania; Dicionário da língua tupi. Bem, queridos leitores, ficamos por aqui. Deixo para vocês um dos poemas mais tradicionais e divulgados no Brasil. Todo aluno de qualquer escola brasileira deve conhecê-lo e saber recitá-lo de memória. Canção do Exílio Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas* têm mais flores Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem plameiras, Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores, Que tais não encontroi eu cá; Em cismar - sozinho, à noite – Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que desfrute os primores Que eu não encontro por cá; Sem quinda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá. (Gonçalves Dias – Coimbra, julho de 1843)


 
     
 
     
     
linea
     
 
Primer y único curso de Portugués con asistencia tutorial y técnica.
Contamos con representantes en Argentina, Colombia, Chile, España, México y Uruguay.

Contáctese con nosotros en info@portuguesonline.com
 
 
Buscador
Sitio
Google
     
 
 
     
 
Consulte representante
en PERÚ
 
     
  PortuguesOnline  
     
 
David Pilco
Tel:
984111954
E-mail: click Aquí
 
     
     
  Curso Recomendado  
     
 
Portugués a Distancia
 
 
Portugués a Distancia
Nivel Inicial o Intermedio
 
     
 
Abierta la inscripción:
Nivel Inicial - 14 de Mayo
Nivel Intermedio - 21 de Mayo


 
     
 
Basados en nuestra amplia experiencia de cursos interactivos diseñamos este programa especial para los alumnos que requieren una tutoría en vivo y obtener una comunicación fluida con su Profesor Tutor. Este curso se dicta a través de Internet. Pero, a diferencia de otros, Ud. recibirá material extra todas la semanas en formato imprimible con ejercitación.

 
 
flecha   Más información
 
     
     
  Promocion del Mes  
     
  Promocion del Mes  
 
CD-ROM NIVEL 1 y 2 +
Portugués Dinámico 1 y 2 + Material de audio 1 y 2
con tutoría de 1 año.
 
     
  Este curso completo incorpora 2 libros excelentes para estudiar el idioma de forma dinámica y fijar los contenidos.

Portugués Dinámico 1 y 2 consolidan el desarrollo de los temas tratados de la lengua, poseen una gran cantidad de ejercicios, vocabulario, etc. Con los materiales de Audios el alumno podrá seguir escuchando nuevos diálogos o repasando los vistos en los libros.
 
 
flecha   Más información
 
     
     
 
Formas de Pago
 
     
  Pago mediante CrediScotia Financiera  
     
  Ponemos a tu disposición 75 Agencias, más de 300 Cajeros Automáticos Scotiabank, 50 Cajeros Automáticos GlobalNet y más de 600 Cajeros Express Scotiabank a nivel nacional, solicite nuestra cuenta en:  
     
 
Formas de Pago
 
     
     
  Pago mediante ViaBCP  
     
  Un banco simple, dedicado, flexible y accesible, para estrechar un vínculo de permanente confianza y fidelidad contigo.  
     
  Formas de Pago  
     
     
 
Tarjeta de Crédito Internacional
 
     
  Ahora Ud. podrá adquirir nuestros productos a través de un Servidor Seguro. Esta forma de pago es brindada internacionalmente por 2CO, una de las compañias líder a nivel mundial, con más de 500.000 operaciones realizadas anualmente.  
     
  Formas de Pago  
     
     
 
Pago mediante Transferencia
 
     
  La forma más conveniente y rápida es a través de WESTERN UNION y MONEYGRAM dos compañias de alto prestigio en envío de dinero por medio de las cuales Ud. podrá remitirnos el importe indicado en U$S o su equivalente en moneda local, de una forma rápida, económica y segura.  
     
  Formas de Pago  
     
     
 
Seção
DICAS DA LÍNGUA
 
     
  Dicas Da Lingua  
     
  Novo Acordo Ortográfico da Língua portuguesa  
     
  O que muda com a reforma da língua portuguesa ?  
     
 
flecha   Saiba mais
 
     
     
 
Aprenda Espanhol
CURSO ON-LINE
 
     
 
Curso de Espanhol Online
 
  EspanholOnline apresenta o primeiro sistema de ensino de Idioma Espanhol.  
     
 
flecha   Más información
 
     
 
     
 
PortuguesOnline  
PortuguesOnlinePortuguesOnlinePortuguesOnline
© Copyright 1999-2012 PortuguésOnline.com ®
 


Valid XHTML 1.0 Transitional ¡CSS Válido!